domingo, 10 de janeiro de 2010

Desafio da Costa doce 10/01



Foi um verdadeiro desafio, mas de doce não teve nada, bem que podia ser da Costa amarga. Pq foi muito FOODAA, agora imagina uma prova com muitas dificuldades todos os elementos da natureza muito bem representados, minha amiga Storm(x-men) estava irada.
Sol,calor,vento(sempre contra) e depois veio a chuva e muita,deu até para sentir um frio na chegada.Mas como sempre dizem os triatletas quanto pior,melhor.Foi um ótimo treino uma verdadeira aula de ciclismo e algumas lições vão ficar bem marcadas para sempre.A primeira delas é que ciclista é ciclista e triatleta é triatleta, pode parecer rídicula esta constatação, mas é que na real todo triatleta as vezes se acha um pouco ciclista, mas é só pedalar com os feras que percebemos a diferença.Bem preciso lembrar que eles SÓ fazem isso e há anos, eu, tenho que me preocupar com o nado e a corrida.
A segunda lição foi a importância de se pedalar em pelotão, eu sempre fiz meus treinos sozinhos então não tinha muito noção disso. No início da largada fiquei conversando com um amigo, quando vi os caras tinham se mandado e eu ficara para trás, tive que fazer um esforço dobrado para tentar encostar e mesmo assim nunca chegaria até que um tmb ficou para trás e começamos a nos revezar então veio um terceiro e dividimos mais ainda os revezamentos, até conseguirmos encostar no pelotão de elite, ali encontrei meus parceiros de tri, Pablo e Felipe, mas eles tmb já estavam esgotados de tentar acompanhar os caras, então passamos a andar juntos. Ali veio a minha terceira constatação, de que sou bom em subidas e gosto de pedalar em pé, ao contrário da maioria dos triatletas, foi onde quase que sem querer deixei meus parceiros para trás chegando no ponto de hidratação(55km), acho que isso se deve ao fato de ter chácara na cascata e naquela estrada pedalo de olhos fechados. Depois voltamos juntos ainda tinha muitas subidas o Pablo estava sentindo a carga de treinos para o long e o tempo estava fechando, minhas costas doíam, as pernas estavam dormentes e estava com fome, então resolvi apertar quanto mais rápido chegasse em casa melhor, começei uma pauleira, um dos parceiros em uma Vicini branca foi revezando até um pedaço mas no meio disse que tmb estava exausto e ia ficar, eu só pensava que quanto mais rápido pedalasse mais cedo ia descer da bike, então veio a chuva e muita, ajudou a refrescar mas depois de um tempo incomoda. Depois de muita água cheguei em casa faminto e molhado, meus músculos se contraíam sozinhos a dor era grande, tive que botar gelo.Mas o resumo foi bom num total de praticamente 120km totais em 4hrs e meia, boas lembranças e novos amigos ficarão, além de aprendizados e uns kilinhos a menos. Valeu Pablo e Felipe pronto para novas endiadas dessas.

3 comentários:

  1. Pô fiquei com medo desse desafio só de ouvir tu falar Michel :P, mas falando sério, não da pra confundir ciclista com triatleta, como tu falou são esportes diferentes, por exemplo a bike de triatletas profissionais é diferente, tem o clip profile "que eu não tenho" e que deve ser bastante usado, para contrapor com a posição de corrida que vamos enfrentar logo em seguida, nesse link fala detalhadamente sobre isso http://www.mundotri.com.br/2009/08/equipamentos/bikes/angulacao-e-geometria-de-uma-tri-bike-e-uma-road-bike/
    Outro fator que tu citou foi que nas subidas tu se destacava, pena que na maioria dos tri é feito no nivel do mar, outro ponto que anula essa tua vantagem.
    Eu não entendo o pessoal do ciclismo, principalmente que faz triathlon, todos os domingos só querem fazer longão, pô se vai ter um short triathlon em Pelotas agora, porque não fazer um contra-relógio de meia hora com 5km de corrida por exemplo, mas não o pessoal que todo domingo rodar, rodar e rodar de bike.
    Mas como tu disse ciclista é ciclista e triatleta é triatleta.
    Parabéns pra vc, Pablo e toda galera de Rio Grande que pedalam demais. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo comentário meu amigo, oque posso falar quanto ao clip é que realmente é um investimento que vale muito a pena, até mesmo para quem não vai correr(ciclista)pq a posição realmente é muito mais aerodinâmica chegando a aumentar 1km/h sem aumentar o esforço, os ciclistas não usam pq pedalam muito na roda e com muitas subidas e descidas e o clip é uma posição muita instável e a mão fica longe do freio. Só discordo no que disesse em um ponto, que o cara que se destaca na subida não leva vantagem na reta, pois todo ciclista bom de subida tmb é muito bom na reta, mas nem todo bom de reta é bom na subida, e o treino em subida ajuda muita para os short e fast triathlon pois como é feito em circuito na saídas das curvas se pedala fortemente em pé voltando mais rápido para o ritmo de reta. Não sei se em Rg tem muita subida, mas ja deixo aqui meu convite para vc e o Rafa qualquer dia desses se quiserem aparecer para treinar umas montanha aqui estarei a disposição de anfitrião.Fica aqui o convite
    grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Fala Fontoura...desafio daqueles heheh!!! E o índio aqui ainda esquece o gel e barrinha no carro hehh daí tem que sofrer mesmo...
    Outras virão com certeza...Grande abraço

    ResponderExcluir