segunda-feira, 13 de setembro de 2010

4° Etapa do zona sul de ciclismo e uma confirmação


EU NÃO SEI SPRINTAR, definitivamente.Neste domingo aconteceu em Jaguarão a 4° etapa do nosso campeonato de ciclismo, mais uma vez comi mosca no sprint. Já não é a primeira nem a segunda vez que rateio nesse quesito. Vou bem nas subidas longas, vou bem no contra relógio e até estou com uma boa passada, mas na hora de virar na curva e sentar a bota eu me perco, ou arranco cedo demais ou tarde demais e hoje acho que foi com a marcha errada( coroinha). Segundo meu parceiro Cícero foi a grande cagada, e realmente senti que o giro ficou alto e não consegui encostar. Além disso provas de circuito não são as mais legais de se fazer, fica tudo embolado e demora espalhar. Ontem logo nas primeiras voltas o Henrique Abib de Bagé realizou uma fuga fenomenal, eu não tinha visto que era ele, fui perceber bem depois da fuga, mas já era tarde, ele estava tão forte que acho que mesmo que tivesse entrado na roda dele não conseguiria manter o ritmo, realmente foi um boqueirão lindo em todo o resto do pelote. Restava brigar pelo segundo lugar na categoria e na geral. Havia uma subida curta no circuito que usei várias vezes para atacar, mas não consegui abrir de ninguém e foi se formando um pelote com os MTBs profis, Laerte, Morango , o Jorge (Pel) e um garoto de 17 anos com uma speed de ferro pedalando muito forte, o Wilian (Sls). Nas últimas voltas o Morango caiu na curva bem na minha frente e eu me fui por cima dele, enfiando o pé no meio sua roda e caindo com a mão no chão, na mesma hora os outros três atacaram, ficamos uma boa distância para trás, fiz uma força gigante para chegar no pelote de novo, mas precisamente nas duas últimas voltas e na virada para a chegada fiz uma curva muito aberta com o Laerte e o Jorge passando lotado, arranquei para sprint atrasado e cheguei a dar uma encostada mas faltou marcha, (ou perna) no final, acabei chegando em terceiro na categoria e acho que em quarto ou quinto na geral.. Não sei se sprint é uma capacidade tão treinável assim, acho que é posicionamento, experiência, inteligência e claro isso sim potência, que até acho que tenho mas ainda não consegui encaixar, é por isso e por outros motivos que curti muito o CR dos guris e tenho preferências por provas mais longas e com subidas de verdade. Mas como Contador na vence Cavendish no sprint e este também não vence Contador nas subidas não sou eu que vou vencer nos dois estilos. Mas não vamos esquecer que a diferença de tempo que um chega depois do outro em cada estilo chega ser gigante a favor de do Contador.

6 comentários:

  1. Parabéns pelo resultado Michel, da próxima vez presta mais atenção nos adversários antes da largada hehe. abração

    ResponderExcluir
  2. Vamos treinar esse sprint!!! Tu é o cara que honra os triatletas nas provas de ciclismo hehe!!!
    Mas valeu, ainda deves ser lider do campeonato.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Diferente do que costumo fazer, sendo bem curto (já que grosso eu sempre sou).

    Sprints: primeira pergunta - tu treina sprint? Se não treinas, não te cobra um rendimento bom em sprint.
    Coroa pequena: JAMAIS em sprints
    Michel e Abib correndo na iniciante: sem comentários (a tua explicação eu já ouvi, mas não concordo, a dele nem imagino)

    ResponderExcluir
  4. Oi Michel,

    Parabéns pela prova.
    Eu também tenho dificuldade no sprint, mas acredito que além de treino isso vai muita da caracteristica fisica de cada um.
    Participei de umas etapas da Catarinense de Ciclismo e vi que quem se da bem neste fundamento são os ciclistas com um tipo fisico mais robusto. Mais fortes.
    Eu tô mais para resistência e subidas assim como você.

    Mas treinando dá prá melhorar. A questão é se vale a pena investir nesse treino, visto que esse tipo de prova não é o nosso verdadeiro alvo.

    Abraço.

    Ferreira

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ferreira, tens toda razão, o tipo físico é determinante, alguns jamais serão bons em sprint e se um triatleta for bom em sprints, é grande a chance de que ele esteja treinando errado. Em relação a triatletas correndo provas de ciclismo, existe um comentário interessante no Blog do treinador de triathlon Joe Friel, em que ele discute a inutilidade de um triatleta correr provas de ciclismo com "cabeça de ciclista". E realmente, treinar para ser bom em sprint é perda de tempo se a intenção da pessoa é fazer triathlon. Portanto Michel, acho que não deverias ficar "preocupado" por não ser tão bom quanto gostarias em sprints.

    Pra quem quiser ler o post:
    http://www.trainingbible.com/joesblog/blog.html
    Post: Specificity of Training

    ResponderExcluir