sábado, 18 de setembro de 2010

Triatleta x Ciclista= Michel


Já faz algum tempo que tenho pensado em escrever sobre isso, pois a meses um conflito interno mexe comigo e parece que até com os que estão sempre ao meu lado, meus amigos e parceiros de treinos. Tenho me cobrado para melhorar quisitos e características de ciclista, com certeza é a modalidade que mais treino e a que mais tenho prazer em treinar, me frusto com os meus sprints, adoro subir morro acima, tento bater as máximas nas descidas, tudo características que um triatleta não procura muito se preocupar,mas também não deixo de lado os treino de passada e CR, característicos do treino de triathlon. Não vejo mal nenhum em me preocupar com isso desde que isso não venha atrapalhar as demais modalidades, pois acho que essas preocupaçõs me ajudaram a dar uma pequena melhorada no meu pedal. Tirando a corrida que estou voltando aos poucos, nunca deixei de nadar, do ano passado para cá uma grande mudança ocorreu, que foi o gosto pela natação, hoje vou para a piscina com prazer, bem diferente de um ano atrás, e isso me ajudou muito na evolução do nado. Como as competições de triathlon são poucas, passamos muito tempo treinando para competir no máximo 4 vezes num ano.E exatamente por isso participamos de provas específicas das três modalidades, mas as competições de ciclismo são bem mais numerosas, assim como o número de participantes e o convívio com eles. O problema é quando vc começa a conviver mais tempo com ciclistas e menos com triatletas,começa acontecer alguns fenômenos,por mais que pedale com os bikers vc sempre sera um peixe fora da água(literalmente,aquele clip te denuncia)e para os tri você passa ser um cara que só pensa no pedal e perdeu a alma tri, ou seja vc nunca vai ser aceito como um ciclista e tmb não honra a alma IRONMAN, vc fica sem uma tribo. Existe diferenças bem gritantes entre os dois grupos, pelo menos é oque eu percebo e me encaixo em ambas.
Para ser triatlta é necessário mais disciplina, no ciclismo além de disciplina é necessário um boa genética, o triatleta é mais solitário, pois treina muito mais sozinho, o ciclista ta sempre ligando procurando alguém para treinar, o ciclista odeia pedalar no vento, o triatleta adora, o triatleta é solidário, se vc cai no ciclismo eles vão aproveitar para atacar, dia de chuva é um bom dia de treino(na piscina).Por isso e por outros motivos muitas dúvidas me surgem.Será que sou ciclista ou triatleta, se eu abandonasse uma me destacaria na outra,pois aumentaria o foco?.Até que ponto um atrapalha o outro? Só me resta duas opções, ou eu sou um triatleta com um forte foco no pedal ou eu sou um ciclista mediano que sabe nadar e correr melhor que os outros, no final é tudo a mesma coisa, só lembrando que Lance Armstrong começou no triatlhon e passou para o ciclismo e parece que agora está voltando a ser tri, em especial um IRONMAN, pelo menos eu parei de puxar muito ferro e de lutar jiu-jitsu e boxe, ai também seria demais para minha cabeça,hehe.

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Michel, esse lance tbm rola comigo. Mas com relação a corrida. Será que deveria só correr? Pelo menos não sinto tanto preconceito dos corredores com relação aos triatletas. Bem diferente dos ciclistas e nadadores.
    No mais, vamos levando e ver no que dá. Mesmo com essa dúvida, to saindo pra fazer uma transição..rs
    abraço

    ResponderExcluir
  3. A novela continua ... :D

    Achei que tu tinha feito um post te definindo hehe.

    Vou tentar te ajudar sendo "imparcial" :P

    Cara tenho grande adimiração por ti, demais mesmo, gostaria muito que teu foco fosse apenas no tri, mas sei que aqui no sul é dificil, eu tive que fazer uma prova no meio do ano fora do RS pra manter o foco, pois temos poucas provas e as poucas são no verão. Fica a dica.

    Temos muitas provas de ciclismo, nada de natação e muitas de corrida, mas como tu ta em recuperação acaba sobrando o ciclismo, e o teu lado competitivo fala alto, se tu tivesse em condições de correr taria melhorando cada vez mais a marca dos 10k :D

    Tenhos algumas perguntas, quais são as tuas metas no ciclismo? brigar pelo titulo da zona sul? ficar entre os 3 melhores ciclistas da zona sul? pensa em algo a nivel estadual no ciclismo? ou tu gostaria de fazer um MeioIron pra baixo de 5hs? no teu caso levo muita fé, com esse tempo da pra brigar por uma vaga no mundial 70.3 por exemplo.
    Fazer provas como IronPunta, ou Half Punta?
    Tens vontande e paixão de fazer um dia um IronMan? as paissagens que vemos e interação com a natureza de um triatleta são unicas.

    Eu não sou contra tu pedalar em provas de ciclismo, mas acho que tu tem que ter a essência do triatleta, pega o exemplo do Abib, ele é TRIATLETA, e mesmo assim fez um pedal espetacular em Jaguarão, ele ficou revezando? fazendo jogo? esperando a hora de sprintar?
    E se tu não conseguir ir bem em uma prova de ciclismo? azar, tu não é ciclista, teu foco não é essa prova, não é porque tu pedala bem que tens que ser um ciclista, mas se os caras bobearem tu faz um estrago bonito.

    Tudo isso é algo muito particular, me desculpe estou sendo tendencioso, não consigo me ver com roupas de ciclistas, camisa da Cervelo, Astana ... eu gosto de macaquinho, de sair correndo pra nadar, pegar a bike e pedalar de preferência "sem vacuo" e depois colocar o tênis e correr, isso me apaixona, independente do nº de provas ou se as provas são regionais, tens que focar o que tens paixão, só assim tu vai te realizar camarada.

    Quero sempre te ver nas provas de ciclismo, pois como diz o Pablo, tu honra os triatletas nas provas de ciclismo, só quero uma coisa ...

    ...Continue honrando triatleta.

    pela primeira vez falei como o Marlos, não com a qualidade dele, mas com o volume :D

    Abração.

    ResponderExcluir
  4. Michel, vou botar o comment em 2 partes.

    Se vais ser ciclista somente ou triatleta é uma coisa que só tu podes saber. A notícia triste é que independente do que escolheres não vais a lugar algum porque somos gente normal que pratica esporte porque gosta. Ao invés de medir sucesso através do rendimento, tens que medir sucesso pelo prazer que sentes em praticar a coisa, seja ciclismo ou triathlon.
    Eu te vejo declarando abertamente o que percebo em 90% do pessoal da nossa zona que um dia já pensou em fazer triathlon. Eu sei que sou chato por falar assim e muitos me acham metido, mas o que eu vejo é todo mundo treinando ao contrário.
    As pessoas olham as 3 modalidades e pensam: nessa aqui eu me dou bem, vou treinar pra ser melhor ainda e quem sabe me destacar nos eventos dessa modalidade, quando na verdade o que deve ser feito é: em qual delas eu sou pior? É nessa que vou me focar então, até que ela deixe de ser a pior e uma nova modalidade seja eleita a tua mais fraca.
    É assim que se treina triathlon amador e não ao contrário, elegendo o que se faz de melhor e tentando ser melhor ainda. Exemplo, o Maninho aqui de Rio Grande (eu falo pra ele isso): ponto forte - ciclismo, ponto fraco - natação. Quando ele treina ciclismo? 5-6 vezes por semana. Quando ele nada? Nunca.

    Não sou dono da verdade, mas aprendi bem cedo no triathlon a dosar a coisa. Nunca tive intenção de ficar num único esporte. Comecei a nadar em 1980, passei toda minha adolescência numa bike (bmx, MTB, speed), mas comecei a nadar sério e correr em 1995 já com o triathlon em mente, e de lá pra cá sempre tive minha cabeça dividida em 3.

    ResponderExcluir
  5. No início eu era um nadador/triatleta super empolgado porque disputava ombro a ombro com a elite as colocações até a primeira transição. Mas já na minha primeira temporada eu percebi que não daria certo. Nadando eu era elite, saía da água entre os primeiros e geralmente estava na transição antes do primeiro começar a pedalar. Que merda. Eu não tinha pedal pra andar com eles e acontecia o seguinte: eu sofria sozinho atrás da elite, tentando inutilmente alcançá-los enquanto que atrás de mim o pessoal mais normal vinha trabalhando num pelotão. Quando eles me alcançavam eu já estava desgastado pra andar até com eles e seguia sozinho até começar a corrida (acabado).
    Até que um dia me dei conta: se eu sair da água junto com o pessoal mediano, começo a pedalar com eles e não me desgasto sozinho, já que com a elite eu não pedalo mesmo. Mas pra isso eu teria que nadar um pouco mais devagar. O que eu fiz? Diminuí um pouco o meu tempo na piscina e troquei por tempo na bike e corrida. Comecei a nadar um pouco mais lento e melhorei meus tempos na terra, resultado, me tornei um triatleta melhor, sendo um nadador pior. Como a natação ainda é o meu ponto forte hoje eu treino natação quando chove ou após os treinos em terra, pra relaxar, ou seja, nado quando dá e não me preocupo em não ser o nadador que era antes, quando nadava às vezes mais de 30km numa semana.

    Concordo contigo que as provas de ciclismo hoje em dia são maioria na nossa região, mas em termos de corridas de rua não dá pra reclamar, aqui em Rio Grande temos 2 circuitos organizados e somando as provas feitas em Pelotas e Rio Grande tenho certeza que são mais de 15 provas por ano. Quando foi a última rústica que tu correu? A minha foi domingo passado.
    A natação realmente que é mais fraca, mas aqui tem o duatlo dos salva-vidas todo ano, a travessia a nado de São José do Norte, e pelo menos 2-3 provas de piscina que podemos entrar. Semana que vem mesmo vou nadar 2 provas em piscina no sábado e correr uma rústica de 10km no domingo. Será que as provas não existem ou tu estás tão focado no ciclismo que nem pensas em te lançar nesses outros eventos?

    Sabe qual a vantagem de se triatleta competindo nos eventos individuais? A gente sempre tem a desculpa de que não precisa ser tão bom assim na modalidade individual. E por dentro a gente sempre pode olhar pra quem chegou na nossa frente e perguntar em silêncio (ok, me ganhasses hoje, mas quanto tempo tu consegue nadar/pedalar/correr do meu lado? Usando sempre uma modalidade que não foi disputada naquele dia). Acabei de chegar de uma prova de ciclismo em que cheguei em “enésimo terceiro”, que legal, foi um bom treino intervalado. Quantos que chegaram na minha frente conseguem nadar comigo? Talvez 1. Quantos conseguem correr 10km em 40’? talvez 2-3. Quantos conseguem fazer isso tudo junto na minha frente? A gente descobre no próximo triathlon.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Sabia que o assunto ia render!hehehe
    Bem, vamos por parte.
    Acho que hoje mesmo pela manhã muitas coisas se definiram,pois saí para fazer um regenerativo com o Pablo fazendo uma transição de corrida. O primeiro sintoma é que gosto mais de correr depois de pedalar do que simplesmente correr.Segundo apesar de gostar de realizar provas de ciclismo como treino, participar de uma prova de circuito intervalado como a de hoje não são as minhas preferências, e aí caímos num ponto importante onde vcs mesmo destacam e oque eu concordo plenamente, o prazer, e realmente não gosto dessas provas de retomadas onde fica tudo embolado e se decide no sprint, então decidi passar o dia fazendo uma coisa que realmente me desse prazer, sair com um amigo para pedalar e depois correr.Uma coisa que o Marlos falou eu concordo plenamente, a vantagem de ser triatleta é que podemos participar das provas específicas sem grande responsa, e isso sempre foi bom, quanto as outras modalidades pensando bem não deixo tão de lado assim, pq fazendo as contas treino natação na mesma quantidade que ciclismo(mas em menos tempo)e nado com prazer , quanto a corrida, nunca mais participei de provas pq a pouco tempo mal conseguia caminhar quanto mais correr, mas se Deus quiser um dia voltarei, quanto as minhas metas nunca tive meta alguma para ciclismo, apenas baixar alguns tempos pessoais, mas não to nem ai para classificação de zona sul ou qualquer outro, por isso não fui hoje, queria apenas poder prestigiar os guris, eles merecem.
    Quanto as metas esportivas
    Meta numero 1 voltar a correr.(primeiro aumentar a distância e depois o pace)
    Meta numero 2 continuar evoluindo o nado(vcs vão se surpender com meu nado)
    Meta numero 3 pedalar 90km em 36 de média (não riam,hehe)
    Percebam que a meta ciclistica é a última, pq para mim é a mais fácil.
    Meta 4 fazer HalfPunta abaixo de 5h
    Era isso amigos se vou ser triatleta amador ou ciclista que consegue nadar e correr só o tempo dirá, mas fazer três coisas me ajudam a não enjoar de uma apenas, o importante é me manter realizando um esporte para continuar a fazer amigos e ganhando saúde, com certeza essa é a maior vitória e principal meta.
    Abs a todos e obrigado pelos comentários

    ResponderExcluir
  7. Legal Michel, só pra deixar registrado aqui que temos que valorizar mesmo todo o trabalho que o pessoal da zona sul tem feito no ciclismo, os guris da RAO estão de parabéns pelo que vem fazendo, não fiz nenhuma prova deles porque estou lesionado, mas hoje a minha esposa representou bem a familia :D

    Tu falou algo que ia te perguntar, gostas desse esquema de corridas em circuito retomadas, vacuo, sprint ...

    Eu te perguntei sobre metas, porque todos nós temos algum objetivo, por menor que seja, a idéia não é ridicularizar uma prova comparada a outra e sim saber realmente o que tu gosta de fazer ok.

    Seguinte, quero ver essa tua natação, vamos ir pra Punta, quero ver tu sair na minha frente da aguá :D, só estou falando isso porque sei que tenho alguma chance na aguá, depois vai ficar ruim.

    O post do Marlos ficou ótimo, sempre me ajudam, mesmo que não sejam direcionados pra mim :D

    Teu post ... ficou 10 mesmo, ótimo.

    Abração Michel.

    ResponderExcluir
  8. É a história rendeu hehe. Bom, já que o Kiko e o Marlos tomaram conta do campinho, vou resumir em poucas palavras.

    Faça o que faça, treine o que treine, mas seja feliz. . Ser ciclista ou triatleta é apenas um rótulo, o que importa o gostar do que faz.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. tche Michel....triatleta ou ciclista, pra mim nao faz diferença, só sei que ta foda aconpanhar meu parceiro de treino na bike...ninguem do ciclismo ( do pessoal que eu treino) me da tanto sufoco na estrada!!! ahahahaha!quero ver tu levantar o caneco do zona sul esse ano e baixar teu tempo no meio iron em punta!!

    ResponderExcluir