quarta-feira, 21 de julho de 2010

Chuva, frio, preguiça, fome, sono e falta de motivação.Oquê fazer?


Nos últimos dias a depressão esportiva tem batido nesse corpo. Primeiro pq a chuva não da trégua e adicionada a um vento frio quase que insuportável fica inviável andar de bicicleta na rua, eu podia muito bem fazer aquele esforço tremendo e escrever aqui um post heróico onde sai para pedalar com 3°c e muito vento, mas me pergunto para quê? Apenas para contar isso e demonstrar a força de vontade no blog, mas a intenção não é essa, o esporte é um prazer para mim, e treinar por mais dolorido que seja ainda é prazeroso, mas sofrer tanto por condições adversas é demais para mim. Ainda mais que não tenho nenhuma competição em vista, exatamente por isso os treinos tem sido apenas de manutenção, uma modalidade por dia, pouco volume e baixa intesidade, tenho feito assim para não enjoar do esforço máximo, ter tesão nos treinos na hora certa, se seguir treinando forte o ano inteiro na hora que precisar de mais dedicação e esforço vou estar cansado e sem motivação pessoal. Tenho feito muito treino em bike de spining, onde consigo treinar bem por frequência e ótimo para treino de força, o ruim é o tempo, é muito chato ficar mais de uma hora em cima da bike, bastante musculação e natação contínua, treinando bastante outros estilos para variar. O problema maior é que parece que to sempre gripado, com muita vonatade de comer bobagem, tenho apreveitado esse período para comer de tudo que gosto, bastante chocolate e baúru.Penso assim pq na hora que precisar fazer uma dieta rígida vou ter saco para comer e suplementar direitinho, pq convenhamos comer todo certinho com esse frio é fo.., não sei oquê pensam os amigos, mas peço aqui que dêem a sua opinião sobre como estou fazendo ou como pensam e fazem, afinal esse é o meu primeiro ano de atleta com inverno e todos já passaram por isso antes.

4 comentários:

  1. Blz Michel acho que tais fazendo o certo, se não tens uma competição próxima, "relaxa", mas exatamente como tais fazendo, treinos mais leves, vou ser bem sincero contigo, se eu não tivesse uma competição no mês que vem não sei como seriam os meus treinos.

    Sobre comer o que tens vontade sou totalmente a favor, só acho que tu tem que ter um controle de peso, tenta não deixar subir muito, pois quando tu começar a treinar para uma prova vai ter esse probleminha pra resolver.

    Grande abraço amigo.

    ResponderExcluir
  2. Tu tá louco? onde que tu viu frio por aqui?1?!?! um brisa de leve....hehehe

    É isso aí, só treino indoor, e de leve. O São Pedro deve estar de birra com a gente hehe, mais isto passa.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. O início do post parecia um ciclista choramingando que não podia pedalar. Já que o teu ponto fraco no triathlon é a natação, porque não aproveitar essa época para melhorar de verdade na água? Quem sabe começar a nadar uns 20km por semana? A grande vantagem do triathlon é justamente permitir que a gente sempre possa fazer algo, mesmo que os joelhos doam, que chova lá fora, que esteja -10 graus. Alguma coisa a gente pode fazer.
    Acho que estás fazendo bobagem em relaxar na comida por uma razão muito simples. Quanto pior a tua alimentação maior a tua chance de adoecer e menor a tua disposição diária. No inverno o desejável (e normal) é comer mais, mas não comer pior. A minha alimentação muda no inverno, mas apenas em quantidade, se eu piorar a qualidade, com esse frio e o baita gasto calórico que temos por treinar no frio, é doença na certa. Outra coisa, comer bobagem é viciante, não é sacanagem, isso é provado. O teu paladar muda muito rápido e as coisas mais saudáveis (como integrais, frutas) ficam sem gosto. Cada vez é mais difícil voltar à uma boa alimentação e pode ter certeza que a tua composição corporal sente isso.
    E já fiz essa experiência comigo. Eu não tomo refrigerante há quase 20 anos. Se eu tomar um copo de refri depois do almoço (forçado) em 2 dias seguidos, no terceiro dia eu sinto falta do doce. A coisa é muito rápida.

    ResponderExcluir
  4. Oi Michel,

    Acredito que todos nós passamos por momentos de maior ou menor motivação.
    Seja pelo clima desfavoravel ou pela rotina de treinos, que as vezes se torna monótona. Faz parte. Também sou iniciante no esporte e sinto a mesma coisa.
    São momentos. Estou sempre com uma competição em vista. Seja ciclismo, mtb ou corrida. O calendario de duathlon esta mingado por aqui e ainda não iniciei os treinos de natação.
    Ter sempre uma prova na mira me mantém motivado.
    Não desanime, veja a trabalheira que passou para entrar em forma.
    Continue treinando!

    Abraço.

    Ferreira

    ResponderExcluir