quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Preguiça ou cansaço!


Muitas vezes ouvimos pessoas mais experientes nos dizendo que temos que saber ouvir nosso corpo e saber quando descansar, que melhoramos e ganhamos performance no descanso. O principio do treinamento desportivo é esse, estímulo, regeneração, compensação. Até ai tudo bem, mas o mais difícil é saber quando descansar, tem gente que treina todos os dias, outros param uma vez na semana, eu mesmo posso ficar quase uma mês sem parar, depende de como monto minha planilha, quando estresso demais as pernas ao invés de fazer um dia de descanso, faço um bom treino de braço na natação usando flutuador e descansando as pernas. Mas tem vezes que o corpo pede arrego e paro total quando acho que o risco de OVER pode aparecer, mas na maioria das vezes e só uma preguiçiinha chata. Esses dias tinha que sair para pedalar pela manhã e estava com muito sono, não tinha dormido bem na noite anterior, troquei o treino pela cama e algumas horinhas a mais de sono,logo fui para a piscina. Comecei bem devagarinho pois não me sentia bem no aquecimento, fui indo, indo e no final acabei fazendo um dos meus melhores treinos intervalados. A tarde resolvi fazer um pedalzinho de apenas 40km nas subidas da cascata, fui me sentindo bem e acabei fazendo 80km. Pensei comigo "amanhã vou estar demolido", no outro dia, participei de uma mini maratona onde não apenas fiz meu melhor tempo nos 5km como corri 9km e100m em 37min:57seg, pace de 4:12min/km me sentindo bem. Vai entender???? Acho que é a grande quantidade de sorvete de doce de leite que tenho comido,hehehe.

3 comentários:

  1. Fez uma baita corrida, conseguiu um segundo lugar na categoria, vaga para a final de Poa, pena a mesma ser no dia do tri de Tramanda, mas isso é legal conseguir os resultados sem ter muito foco, é sinal que podes melhorar muito ainda.

    Parabéns Michel e grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Qual é marca desse soverte heheh????

    Parabéns, excelente tempo!!! Segura esse pace para o triatlo da laranja.

    É uma pena que os caras não conseguem organizar um prova com a distância certinha, ou é para mais, ou para menos.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Correção no post do Pablo - para a prova do Laranjal o pace não vai ser de 4:12, mas no máximo de 4:05.

    Sobre o descanso e "ouvir o corpo", eu já tive situações estranhas também como por exemplo - chegar na piscina, tomar uma chuveirada, ir até a borda, molhar os óculos, botar a touca, olhar pra água e me perguntar - que eu tô fazendo aqui? A última coisa no mundo que eu quero agora é nadar. Aí dou meia volta e vou pra casa. No lado oposto, é mais comum com corrida, fim de dia, cabeça cheia, sair pra dar uma corridinha leve de 20 minutos. Aí o ritmo fica bom, o corpo vai se sentindo bem, 20, 35, 50, quando se vê fechou uma hora e a vontade de correr está maior do que quando saí de casa.

    Estou lendo um livro agora somente sobre esse assunto - polimento (Tapering and Peaking for Optimal Performance - http://www.humankinetics.com/products/all-products/tapering-and-peaking-for-optimal-performance). E realmente um dos maiores erros de atletas de todos os níveis antes de competição é descansar pouco e na hora errada. O pessoal acaba tendo medo de descansar e perder a forma. E mesmo com tudo que se sabe hoje em dia sobre polimento, a individualidade biológica conta MUITO também nessa hora. Não existe uma fórmula mágica que sirva a todos.

    ResponderExcluir