quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Melhorar uma piora a outra?


Isso é o que tem me acontecido nos últimos meses, tenho feito aulas de natação com o coach Jotapê no qual tem me ajudado muito a evoluir minha técnica e especialmente a forçar um pouco mais quando acho que não tenho mais gás, ele sempre faz eu dar um tirinho a mais que sozinho não faria. Na corrida apesar de o joelho ainda não estar 100% tenho consiguido correr muito bem distâncias até 10km, treinado bastante em pista e acertado bem a passada. Nessas duas modalidades tenho batidos meus recordes pessoais quase que semanalmente, recorde nos 100m, nos 200m, no número de tiros em um determinado ritmo,tanto na piscina como na pista. Mas minha bike!! Não sei oquê está acontecendo, não apenas parei de evoluir como acho que até deu uma pequena piorada. Tá certo que as marcas e testes pessoais da bike são mais difícieis de se reproduzir nas mesmas circuntâncias, questões de clima interferem muito. Mas a realidade é que tenho me tornado menos ciclista e mais triatleta, ou pelo menos um triatleta mais completo e parelho,mas também confesso que nas últimas semana não tenho treinado a bike com a mesma seriedade das outras duas modalidades, ou talvez o fato de estar treinando mais sozinho deixe o treino menos intenso do que quando saía para rodar com o Cícero e a carneação era forte. Outra hípotese que levantei e até relatei com o Marlos, é que, com o aumento do treino de corrida possa ocorrer uma leve "atrofia" das pernas, ocasionando uma diminuição de força e resistência dos membros inferiores. Não sei se alguêm ja passou por algo parecido, tipo arruma uma estraga a outra, esse é o tipo de problema que só o triatleta pode passar, porquê os "monoatletas" tem o luxo de se preocupar com apenas um movimento em espécie e melhorar as demais capacidades que envolvem o mesmo. Por isso digo e repito oquê ouço dos amigos ciclistas " É foda ser triatleta". Mas de uma coisa eu tenho certeza, se este for o processo natural para me chegar a ser um 1h10 no short então estarei satisfeito.

2 comentários:

  1. Michel, algumas coisas.

    Na "nossa" idade e treinando com qualidade, eu acho que demora pelo menos 3-5 anos pra se chegar perto do máximo em cada modalidade. Dá uma pensada em quanto tempo tu estás treinando em cada modalidade porque acho que ainda podes melhorar em todas elas e o que estás passando é uma flutuação normal de triatleta.
    Fora de temporada de provas eu gosto de treinar em blocos semanais, focando em uma única disciplina porque só assim se consegue evoluir naquela disciplina. Semanas de chuva no inverno são excelentes pra acumular uns 15-20 km na piscina. Foi isso que tu fez um tempo atrás (mesmo que inconscientemente) focando no ciclismo por mais de 6 meses. O teu ciclismo evoluiu enquanto ias treinando as outras 2 coisas de maneira superficial. Agora mudasses o foco e o teu ciclismo deu uma adormecida. Sabes aqueles malabaristas que ficam equilibrando pratos que giram? O triatleta é assim, tu gira um prato, enquanto ele se mantém girando tu vai no outro e gira ele, e assim a gente mantém todos sempre girando, sem cair, quando um tá quase parando a gente vai lá e gira ele com mais força.

    O lado do monoatleta não é 100% assim como falas né. Claro que é mais fácil concentrar os esforços numa coisa única, mas pensa num sujeito que quer ser completo suficientemente para vencer uma prova longa, tipo um Tour. Contador era excelente escalador, andava junto do pelotão e tomava um pau no TT. Pra gente é tudo bike, pra atleta desse nível são "esportes diferentes". Esse era o "segredo" do Armstrong. Claro que nada tem a ver com o nosso nível esportivo, mas só um exemplo.
    Hoje mesmo falei pra Aline - "quando começares a te sentir mais à vontade pedalando ou correndo do que nadando, é sinal que o treino pra triathlon está fazendo efeito". Ela me disse que hoje já se sente melhor correndo do que nadando, e claro que pros parâmetros dela como nadadora, ela acha que está nadando mal (mesmo nadando 750 na casa dos 11 minutos). Ela está treinando triathlon há menos de 8 meses e a evolução nos esportes terrestres já mostrou pra ela que não é possível se manter nadando como quando era só nadadora e fazia 400m em 5 minutos. É obrigatório ganhar num lado e perder em outro. Sempre vamos ter a disciplina em que SOMOS melhores e a disciplina em que ESTAMOS melhores.

    A principal razão pra isso tudo é que a gente cansa. Se tu faz um treino pesado na corrida, o próximo treino de qualidade no ciclismo vai precisar ser feito pelo menos 48 horas depois. Acaba que no nosso nível a gente precisa escolher 2-3 treinos pesados na semana e aceitar que os outros treinos serão pra cumprir tabela. Esse balanço (escolha) do que vai ser importante é que vai ditar no que vamos melhorar/piorar.

    Triatleta da ITU se preocupa com as frações de tempo porque pra eles sair da água no segundo pelotão é uma merda e pedalar no terceiro pelotão significa a morte. Mas a tua preocupação em triathlon tem sempre que ser o resultado final, se tu acha que o tempo na bike está 2 minutos pior, mas o de corrida está 3 minutos melhor, o triathlon sai ganhando.
    E acho que hoje tu já faz 1h10' no short, bastaria pegar um terreno bom. Se fizesses a prova de Osório daqui uma semana tenho certeza absoluta que farias 1h 10'. Tem uns carinhas por aí fazendo abaixo de 1h.
    No Laranjal é difícil saber porque a natação pode ser prejudicada pela falta de água e o ciclismo pela falta de asfalto, mas com certeza se isolasses as 3 coisas, num local apropriado e com transições próximas, tenho certeza que farias 1h10'.
    Faz assim, eu pretendo fazer 1h 11 no Laranjal. Vai sempre atrás de mim e me ultrapassa na segunda metade da corrida. Assim deves garantir esse tempo que tanto desejas.

    ResponderExcluir
  2. Eu ia até comentar algo, mas depois do texto do professor e a agora promoter de triathlon, vou ficar quietinho hehe

    Abraço.

    Obs: Acho que tu consegue baixar os 1:10.

    ResponderExcluir