sábado, 27 de fevereiro de 2010

Ótima semana de treinos


Com certeza essa foi a melhor semana de treinamentos que já tive nessa minha inicial vida de "TRIpateta", começei com uma escalada de pedal, passando pelas novas e bem fortes séries de natação, umas estendidas nas corridas(ainda baixo do ideal), mas com uma boa rodagem de bike. Hoje saí para pedalar com o Felipe Pierobon e o Guigui, este loco de faceiro com sua Trek nova tamanho GG, fomos até a fruteira que se encontra entre a cascata e o trevo de morro redondo, ali encontramos o Cícero e mais dois, voltamos todos juntos, no final eu e ele apertamos e sáimos num forte revezamento fazendo 38km/h contra um ventão, menos de 30 seg para cada um puxar. No final das contas encerramos 60km de treino e saímos para uma corridinha leve, mais 6,6km para soltar as pernas. A tarde saí para comer uma torta doce, precisava de uma glicose, e não é que ela me deu uma energia que eu não esperava, peguei a mochila e fui para a piscina fechar a planilha com 2mil A1 bem solto em 38 min diretos. No final das contas fui fazer o somatório da semana e fiquei surpreso, 9km de piscina+300km de bike+ 43km de corrida, fechando um total de 18hrs e 50 min.Sei que extrapolei, mas nesse total aí ta incluído duas aulas de spinning e mais dois trotes com alunas(trabalho), porém todo esse total foi feito com a sensação de acordar pela manhã se sentindo bem e disposto a treinar, próxima semana vou diminuir o volume e dar uns tirinhos perto do limiar.
Que venha Pinhal

domingo, 21 de fevereiro de 2010

3º Desafio da costa doce" Pra cima todo santo ajuda"??





Nesse domingo participei do desafio da Costa doce, terceira etapa, até o pedágio de Canguçu dando um total de ida e volta até em casa de 110km. Percurso com muitas, mas muitas mesmo subidas e descidas. No desafio passado havia tomado um laço dos ciclistas aqui da região em um trajeto misto de plano com subidas leves, mas o de hoje era minha casa, minha rota preferida de treinos, visto que sempre foi caminho para a chácara do meu pai, tinha que ser diferente e testar meus limites. E assim foi, logo no início da faixa da Cica o tarado do Felipe Fossati(um dos melhores ciclistas da região sul, se não for melhor)e mais uns três fanáticos se largaram de pau, deixamos quietos afinal acompanhar esses locos é para poucos.Então se forma o primeiro pelotão(elite), o resto ainda vinha tudo junto, meio que devagar para meu gosto, saí em disparada meio que atrevido a puxar a galera, cabeça no clipe e vamo embora, e assim foi, revezando com alguns poucos. Logo começaram as subidas e ali se separa os homens das crianças la pelo meio o pelotão de uns 10 ja era de uns 5, esses muito bons por sinal. E la estava eu o "tripateta" no meio de clicistas feras com bikes de carbono, quando percebi que estávamos chegando para a parada de hidratação(sempre fica no meio do percurso)estava me sentido bem, cansado mas bem, resolvi fazer uma loucura, pois ainda havia uma subida final bem comprida, fiquei em pé na bike e saí em fuga,sem olhar para trás, as pernas queimavam como nunca, quando resolvi olhar para trás para ver quem tava na minha cola, vi que o pelotão tinha ficado mais de 500 m para trás enquanto isso já vinha da volta o Felipe e os outros dois, pensei comigo mesmo "que ducara-lho" eu estava entre os feras e os caras que pedalam bem.
Para mim já tava bom, me sentei para tomar água, tirei as sapatilhas e fiquei ali uns min sentado, esse segundo pelotão só pegou água e seguiram de volta na mesma hora.
Resolvi me largar quase que 10 min depois deles com um parceiro de uma GTS, fomos na boa conversando até começar as subidas da volta, resolvi ficar em pé e forçar de novo, ele foi ficando para trás e segui no meu ritmo, nas descidas chegou a dar uns 70km/h, perto do trevo começei a enxergar os guris que tinham saido antes de mim, ai foi cabeça baixa até encostar neles, nem eu acreditava, consegui pegar uns e chegar bem cedo em casa, bem diferente que da outra vez. Agora me resta a dúvida, eu que melhorei meu condicionamento ou se em relação aos outros ciclistas meu pedal de subida é muito bom.
Mas o melhor foi quando eu cheguei, o Felipe me olhou e disse " ohh Michel heim", esse foi o meu prêmio um elogio do papa-léguas de duas rodas,heheh.
Valeu

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Treindo indoor x treino de rua


Na terça de carnaval ia sair para fazer um treino na rua, mas em toda a região sul as condições climáticas não eram as mais adequadas, nessas horas pensamos, “vou assim mesmo ou não vou”,afinal chovia e tinha muito vento, para muitas pessoas já seria motivos suficientes para fazer um dia off. Como sou um pouco privilegiado peguei a chave da academia e me fui. Realizei uma série específica de musculação para membros inferiores, meia hora, e depois fui para a bike de spinning, nela fiz um intervalado de 2min em pé(força), nos 155bpm, e 1 min de descanso em 10 séries, depois foi o mais complicado 2 min de velocidade e 1 min de descanso, mais 10 séries totalizando 1 hora de bike, após isso mais meia hora de esteira a uns 140bpm. Logo fiquei me perguntando se realmente um treino indoor tem real eficiência.Por isso resolvi fazer um comparativo entre os prós e os contras de cada um, mas desde já afirmo categoricamente que o treino de rua no geral é mais completo e básico para o ganho de performance.
Primeira vantagem do indoor é no caso de um dia como este(feio), treinar na rua com tais condições além de ser muito ruim pode ser até perigoso, nesse caso a academia é uma ótima maneira de manter o programa de treino. A bike de spinning leva vantagem sobre a road quando se quer fazer um treinamento em cima da freqüência cardíaca, pois nela não há trajetos com curvas, sinaleiras fechadas e coisas na rota que podem vir atrapalhar, além de ser mais seguro, mas também nunca terminei um treino indoor completamente exausto como na rua, até mesmo pq é muito chato ficar mais de uma hora parado no mesmo lugar.Na esteira a principal vantagem que vejo é o amortecimento, gosto de treinar nela quando sinto as articulações estressadas, também é possível fazer um melhor controle da velocidade onde podemos deixá-la mais constante e quantificar melhor as cargas, ideal para treinos fairtlek, mas também é bastante monótono, na rua a paisagem muda, vemos pessoas e sentimos o vento, além do que a musculatura é muito mais exigida.Quanto a natação a grande maioria treina em piscina, até mesmo pq nadar em águas abertas no nosso inverno é quase impossível, mas dentre as três modalidades acho que a natação na piscina é a única onde as vantagens superam as da rua. Primeiro pela temperatura da água , segundo pq é a mais ideal para se treinar a técnica, terceiro porque o treinamento mais usado é o intervalado e nela podemos marcar melhor as distâncias e os tempos, quarto pq fica mais fácil usar os apetrechos na borda e sempre tem onde guardar as coisas e quinto pq geralmente é mais fácil de chegar no local de treinamento. Em resumo, na rua sempre será mais específico, e por isso é o mais importante, pois acarreta maiores mudanças fisiológicas, enquanto na academia fica mais fácil controlar as variáveis de treino, além de ser um ótimo complemento de treinamento, e uma boa opção para dias ruins.
Ahh e um adendo:
E é claro onde podemos ver mulheres maravilhosas.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Começando a me arrepender


Isso mesmo, já não faz quatro dias que decidi fazer o long de Pinhal e já começa a bater um arrependimento, pequeno mas nada que possa me fazer desistir.Os motivos são o seguinte, primeiro o valor da inscrição me divide com a vontade de ver o Guns, segundo que a natação começa a me dar um friozinho na espinha.Desde começei a treinar em outubro para o Tri de Tramandaí, a natação sempre foi o meu fraco,mas tmb sempre foi a que mais treinei e tmb foi a que mais evolui.Mas por mais que eu treine 6 vezes por semana nunca me sinto a vontade na água como me sinto na bike ou na corrida.Comecei a treinar nadando 700 metros lá em Out, hoje nado no máx 2500 com uma boa técnica, mas pretendo aumentar esse volume em duas semanas, o problema é que mesmo que um chegue a nadar 5mil num dia(dist que a Kika nada diariamente) eu nunca vou me sentir confortável em um lugar aberto, procuro treinar uma vez por semana no Laranjal, isso já diminuiu bastante esse pãnico, mas ainda me mete um medo águas abertas. Hoje se vc me dissese Michel pega agora a bike e vamos até Poa ver um jogo do Grêmio, eu respondo "Espera um pouco só deixa eu encher a garrafa". Espero um dia ser assim na água, mas como o Marlos fala "treine mais o seu fraco",e nesse caso sempre foi oquê eu fiz, embora dessa vez acho o meu fraco é a minha cabeça.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Decidido Rumo a Pinhal


Isso mesmo, depois de tanto falar que prefiro shorts tri vou me arriscar no meu primeiro long, é a maior prova que estou ficando completamente louco, trocar o show do Guns n Roses para sofrer por quase 6 horas em Pinhal(Axl que me perdoe),mas...os motivos dessa decisão se explicam primeiro que como ainda estou trabalhando pouco e ainda não voltei a estudar, tenho muito tempo ocioso, e para um cara que trabalhava na bolsa de valores ficar parado chega dar dor de cabeça.Segundo pq quero aproveitar a carona e a parceria que é este pequeno grande cara que conheci a pouco tempo o Pablo Bravo, vai se um prazer viajar e competir esta prova com ele, com certeza vamos ter que nos puxar.Terceiro pq a próxima competição é só em abril e até la eu ia elouquecer de vez, competir vicia, estou até me escrevendo no campeonato de bolinha do gude dos mandinhos da minha rua,hehehe.Agora é só começar a treinar desde domingo a única coisa que fiz foi musculação acho que já engordei uns 3kg de lá para cá, mas isso não preocupa muito visto que os treinos para Pinhal vão ser mais com volumes maiores e baixa intensidade, principalmente na natação que eu tenho uma preguiça monstra de treinar, nunca treinei mais de 2000m, mas agora a água vai ser minha segunda cama.Na bike é tranquilão 80km pedalo com uma perna, mas correr 21 o bixo pega, ai sim vou secar,vai ser para chorar haja bateria no mp3 para eu ter paciência visto que só consigo correr ouvindo música (um bom e velho heavy metal).
É isso Pablinho é nóis na Pinha

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Triathlon Sesc Laranjal- Frustração e decepção pessoal


Hoje realizamos o Triatlhon do Laranjal, terminei essa prova muito decepcionado e frustrado comigo mesmo, pois tinhas expectativas bem maiores, mas não consegui realizar a prova no tempo que queria.Terminei em 1:18:05 bem acima dos imaginado 1:15, muita dessa dificulade se passou devido ao calor, que estava muito forte, acho que a maioria dos tempos dos colegas tmb subiram, acho que muitos se sentem como eu, mas não sei se foi culpa do calor mesmo ou se eu que fui muito mal. A minha natação eu gostei foi dentro de tempo esperado e depois da primeira bóia perdi um pouco a tangente, nadando um pouco mais para voltar a linha,tinha umas corrente de água gelada que dava uma falta de ar dentro da lagoa, sai da água com uns 15min e pouco.Fiz bem a transição e sai para a bike procurando um pelotão no meu ritmo, achei um que parecia o ideal,mas eles escaparam por rateada minha, depois encontrei o Rafa de Rg e ficamos revezando,mas o ritmo não foi dos melhores, fui para a corrida e ai que aconteceu a merda, na transição consegui botar os tênis muito rápido foi a melhor que já fiz, mas no início da corrida quando fui botar o cinto o desgraçado arrebentou, tentei dar um nó nas costas umas três vezes sem sucesso, pode parecer bobagem mas isso além de me deixar nervoso me cansou bastante, meus BPM foram na máx, oque me fez parar e caminhar, ali pensei em desistir, mas segui, o corpo estava quente pegava os copinhos e botava no peito para baixar a temperatura, na última volta que fui melhorar e consegui correr direito, acho q foi a volta mais rápida.Cheguei chateado comigo mesmo, pois minha familia estava lá e nem um pódiozinho. Espero que os outros tmb tenham sentido a mesma dificuldade que eu que não tenha sido uma fraqueza minha e bem feito para mim me gabar de ter um cinto de 1 real, preferia ter pago 15 e funcionar quando precisava.
Ficam as lições

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Técnica de Natação faz a diferença


Mesmo com pouco tempo de treinamento em tri já posso falar uma coisa com grande certeza entre os três esportes que compoem o triathlon, é que a técnica onde mais faz a diferença é na natação, talvez seja pq é a que eu acho mais difícil de baixar os tempos.Isso se deve pq na natação são diversas as variáveis técnicas para se realizar ao mesmo tempo e isso é realmente bem complicado, ainda mais para mim que aprendi um formato antigo e tive de me reciclar totalmente. É a braçada alongada na frente, depois o cotovelo levantado com as mãos passando em fente ao peito depois é a posição da mão até o final da coxa mantendo sempre o relógio de frente, além de bater as pernas e controlar a respiração, realmente é muita coisa, mas que quando realizada direitinho faz a diferença.Talvez no início não te ajude a nadar muito mais rápido(que é o meu caso)mas te ajuda a poupar muito mais energia para realizar a mesma distância no mesmo tempo, confesso que não prentendia me invocar tanto assim com a técnica do nado e sim com a resistência, mas entendi que oque eu mais tinha que aprender era isso, então fui indo passo a passo incrementando uma dessas fases do nado.Hoje consigo realizar quase sempre toda técnica quase perfeita mas ainda preciso me concentrar não é aquela coisa automática, mas além de cansar menos alguns músculos baixei mesmo que pouco meus tempos, e quanto maior a distância maior essa diferença.
Recordes

Antigo - Novo
1000m
20' 30'' - 18' 40''

500 m
10' 20'' - 9'13'

250m
5' - 4'23'

100m
1'40 - 1'25''

50m
31'' - 31''(nunca mais tentei)
obs:Os recordes antigos foram feitos antes de Tramandaí(13/12) os novos essa semana, com uma sensação de esforço bem menor que a dos recordes antigos
É isso ai gurizada gostaria de ter um treinador só para a natação, vamos pensar mais na técnica e nem tanto assim na resistência