sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Treindo indoor x treino de rua


Na terça de carnaval ia sair para fazer um treino na rua, mas em toda a região sul as condições climáticas não eram as mais adequadas, nessas horas pensamos, “vou assim mesmo ou não vou”,afinal chovia e tinha muito vento, para muitas pessoas já seria motivos suficientes para fazer um dia off. Como sou um pouco privilegiado peguei a chave da academia e me fui. Realizei uma série específica de musculação para membros inferiores, meia hora, e depois fui para a bike de spinning, nela fiz um intervalado de 2min em pé(força), nos 155bpm, e 1 min de descanso em 10 séries, depois foi o mais complicado 2 min de velocidade e 1 min de descanso, mais 10 séries totalizando 1 hora de bike, após isso mais meia hora de esteira a uns 140bpm. Logo fiquei me perguntando se realmente um treino indoor tem real eficiência.Por isso resolvi fazer um comparativo entre os prós e os contras de cada um, mas desde já afirmo categoricamente que o treino de rua no geral é mais completo e básico para o ganho de performance.
Primeira vantagem do indoor é no caso de um dia como este(feio), treinar na rua com tais condições além de ser muito ruim pode ser até perigoso, nesse caso a academia é uma ótima maneira de manter o programa de treino. A bike de spinning leva vantagem sobre a road quando se quer fazer um treinamento em cima da freqüência cardíaca, pois nela não há trajetos com curvas, sinaleiras fechadas e coisas na rota que podem vir atrapalhar, além de ser mais seguro, mas também nunca terminei um treino indoor completamente exausto como na rua, até mesmo pq é muito chato ficar mais de uma hora parado no mesmo lugar.Na esteira a principal vantagem que vejo é o amortecimento, gosto de treinar nela quando sinto as articulações estressadas, também é possível fazer um melhor controle da velocidade onde podemos deixá-la mais constante e quantificar melhor as cargas, ideal para treinos fairtlek, mas também é bastante monótono, na rua a paisagem muda, vemos pessoas e sentimos o vento, além do que a musculatura é muito mais exigida.Quanto a natação a grande maioria treina em piscina, até mesmo pq nadar em águas abertas no nosso inverno é quase impossível, mas dentre as três modalidades acho que a natação na piscina é a única onde as vantagens superam as da rua. Primeiro pela temperatura da água , segundo pq é a mais ideal para se treinar a técnica, terceiro porque o treinamento mais usado é o intervalado e nela podemos marcar melhor as distâncias e os tempos, quarto pq fica mais fácil usar os apetrechos na borda e sempre tem onde guardar as coisas e quinto pq geralmente é mais fácil de chegar no local de treinamento. Em resumo, na rua sempre será mais específico, e por isso é o mais importante, pois acarreta maiores mudanças fisiológicas, enquanto na academia fica mais fácil controlar as variáveis de treino, além de ser um ótimo complemento de treinamento, e uma boa opção para dias ruins.
Ahh e um adendo:
E é claro onde podemos ver mulheres maravilhosas.

Um comentário:

  1. Como vai Michel?! Valeu pela postagem!!! Valeu mesmo!
    Então cara, Megadeth é foda, puta banda!!Legal vc ter tatooado! Assisti no Monsters de 98 e lembro-me direitinho quando eles tocaram holy wars, cara foi tesão!! e tbm me lembro do Slayer tocando raining blood e o fernando, ex-batera do korzus abrindo uma roda do meu lado, olhava para o telão e nao acreditava no tamanho que estava. E além do tri em comum, curtir as mesmas bandas sou tricolor tbm, mas paulista! rs
    Abração e bons treinos aí!!!

    ResponderExcluir