Relatos de treinos e experiências deste Prof. de Ed. Física apaixonado por esporte.
terça-feira, 30 de março de 2010
Estatísticas e Triathlon
Resolvi fazer uma análise percentual dos meus resultados e fazer um comparativo,assim identificar os pontos fracos para poder melhorar.O meu referencial será os tempos do primeiro colocado na minha categoria 30/34 em Pinhal, por ser uma prova de longa distância e com um bom grau de dificuldade podemos considerar que o vencedor seja um atleta completo e um bom ponto de referência a ser alcançado.
Natação
1ºcolocado - 00:35:39
eu - 00:42:24
DIFERENÇA percentual de -16,6% mais rápido = +ou- 7min
Bike - nessa modalidade vou ter que alterar o protocolo e fazer o comparativo com o terceiro colocado (Daneli) visto que eu fui mais rápido na bike que o primeiro, o segundo e o quarto colocado da categoria,hehe oh Sundownzinha tunada e só fui notar isso agora.
Daneli(mais rápido) - 2:29:40
eu- 2:46:40
DIFERENÇA percentual de -10% mais rápido = +ou- 15min
Corrida
1°colocado - 1:34:54
eu - 1:59:39
DIFERENÇA percentual de -21% mais rápido = +ou- 25min
No total ele foi 7% mais rápido
Ou seja, os números ja dizem oquê eu já sabia, que a minha pior parte foi a corrida, mas já estou trabalhando para melhorar isto, o único problema é que começaram as dores da Sídrome da banda ílio-tibial e não estou conseguindo correr mais de 10km, agora é preciso cuidado e muito gelo
segunda-feira, 29 de março de 2010
Pneu furado esforço dobrado
Ontem fiz mais um desafio da Costa Doce, o destino era o trevo de Piratini dando um total de ida e volta de 120km. Esse é um dos trajetos preferidos dos cliclistas aqui da região, mas confesso que já estou pegando nojo dessa faixa, parece que ali as coisas não andam, ou melhor dizendo eu não ando, último desafio ali pedalei me arrastando e ontem que eu queria pedalar no pelotão da frente, desde o início começa dar tudo errado. Na hora que começamos a embalar no km 20 furou o pneu dianteiro, coisa que raramente me acontece, acabo ficando em último e agora era treino de recuperação, logo após meu computador de bordo pifa, depois começa a chover. Pior é quando passamos pelo pessoal já voltando, da um desânimo. Depois acabei fazendo um ciclopasseio com o Mateus e não é que fura duas vezes o pneu dele. Acabei chegando quase uma hora e meia atrás dos primeiros, mas como dizia Bambam, "Faz parte". Ainda bem que para alegrar meu dia o meu Grêmio completou 50 jogos sem perder em casa e o Inter perdeu mais uma(fica Fossati).
terça-feira, 23 de março de 2010
Mudando um pouco de assunto
Hoje resolvi mudar um pouco o assunto, e seguir um pouco da idéia dos ótimos blogs do Marlos e do Rodrigo, onde além do esporte tmb é abordado a música. Que na verdade tem muito a ver com triathlon, pois 80% dos meus treinos são embalados por uma trilha sonora e quanto mais pesado melhor.
Como já havia dito anteriormente na semana passada fui ao show do Guns em Poa e no mesmo dia havia o show do Dream Theater, outra banda que gosto, mas não na mesma intensidade de Axl e seus súditos. Fui numa excursão,onde o ônibus estava dividido em dois grupos um que ia ver o mestre Axl e outro que ia assistir os técnicos e grandes músicos do DT. No meio da viagem surgiu um questionamento entre todos,"Qual era a MAIOR banda do mundo". Uns achavam que era o Guns por toda sua história e sucesso do passado e os outros diziam que eram o Dream Theather, devido ser uma banda praticamente perfeita uma espécie de Dream Team de músicos. Mas por mais fanático que seja por Guns e por melhor que sejam os músicos do DT eu discordo dos dois grupos, outros entoavam bandas como Metallica e Iron Maiden, mas tmb ainda acho que não são essas. Vejamos quisitos para uma banda ser a melhor ou maior do mundo.
Essa banda precisa agradar a gregos e troianos, diversas tribos ao mesmo tempo, precisa ter músicos técnicos como os do DT,é obrigatoriamente necessário ter vários hits e mais ainda uma grande performance de palco, ter um estilo único e um vocalista icônico como Ozzy, Kurt e Bruce.
No meu entender a única banda que coleciona todos os quisitos é o Queen, apesar de não ser a minha banda preferida, pois prefêrencia não tem a ver com currículo, sou obrigado a reconhecer a grandeza de Fred Mercury e todos os outros integrantes, pois agrada desde idosos a metaleiros, suas músicas vão do heavy metal a ópera em segundos, Fred era um espetáculo a parte nos shows, suas músicas tocam de filmes a propagandas, ou seja uma banda úunica e com uma grandiosidade que nunca mais se repetirá.
Ahh só para deixar claro Queen é a maior do mundo, mas a minha preferida é o MEGADETH, que estarei assistindo dia 26 de abril em Poa.
Save Mustaine
sábado, 20 de março de 2010
Musculação- Até que ponto vale a pena?
Hoje estou de luto, pois ontem a tarde faleceu meu primo Diego de 21 anos de parada cardíaca, mas oque isso tem a ver com o tópico do post? Pois eu na minha função de professor e estudioso de doenças e exercício físico acredito que uma das causa que podem ter influenciado no óbito dele é a musculação, não que ele tenha morrido disto mas pode ter colaborado para o tal, pois acredito que esta modalidade aliada a outros fatores de riscos podem tornar uma pessoa em uma bomba relógio. Vejamos os fatos: Ele sempre foi uma criança obesa, e pelo que me lembro(O Marlos e o Samuel pode colaborar) é na infância que se adquire a disposição para que se tenha doenças na fase adulta como hipertensão e diabetes.No caso dele era a hipertensão.Sua única forma de exercício era a musculação, e como forma de estética, ou seja mais próximo do fisiculturismo, e para quem conhece as regras deste mundo sabe que elas não são nada saudáveis, com muito excesso de suplementos e os famosos anabolizantes, fora a força excessiva realizando manobra de Valssalva. Pelo porte físico que ele se encontrava acredito que ele fazia uso desta substâncias além realizar muitos treinos de hipertrofia. Por isso fazendo uma análise do seu estilo de vida aliado a seu histórico da infância e disposição a doenças na familia, acredito eu que a sua modalidade esportiva ter sido o estopim final para a causa de sua morte, NÃO PRINCIPAL CAUSA, mas com certeza contribuiu e muito. Quem me conhece sabe que fiz musculação durante anos e cheguei a pesar 88kg com 43cm de braço, bem diferente de hoje nos 69kg, por isso posso falar com bastante vivência no assunto. Acho a musculação um excelente exercício de auxilio para diveras atividades e outras doenças degenerativas(osteoporose) ótimo até mesmo para a performance em esporte de resistência. Mas fazer como eu fazia antigamente nunca mais. Horas de levantamento de peso com uso de dezenas de tipos de suplementos para não falar em outras coisas. Não estou aqui querendo dizer que pessoas podem morrer levantando pesos, até mesmo pq tem pessoas que fazem isso a anos e não tem problema algum sequer, mas sim destacando a importância de se fazer musculação juntamente com aeróbios, até me atrevo a dizer mais, que no minimo devemos fazer uma hora de aeróbio para cada meia hora de musculação. Pois tmb acredito que o aeróbio possa proteger o indivíduo de uma tendência a hipertensão.
Por isso cada vez mais amo oquê faço(Ed.Física) e especialmente o Triathlon pois não nos especificamos em apenas uma coisa e assim diversificamos nossas atividades fazendo de tudo um pouco, musculação,alongamento,natação,bike e corrida.
E vá em Paz Diegão
quinta-feira, 18 de março de 2010
Próximo desafio-Travessia
Ontem meu amigo e triatleta Felipe Pierobon veio me convidar para realizarmos juntos a travessia de São José Norte- Rio Grande com 3500m no mar. Disse para ele que ainda não tinha capacidade de nadar isso tudo, mas pensei bem e resolvi ir, espero que o meu parceiro Pablo tmb vá,(que coisa gay, só vou se o Pablo for)hahahaha, mas brincadeira a parte é sempre um incetivo ir com os amigos e já serve para ter uma noção do que será o IronMan 2011. Gurizada de Rio Grande(Marlos,Kiko,Samuca e Rafa) nos aguardem aí que vai ter mais um camêlo na água.Se ir para Pinhal já foi um forte sintoma de loucura depois desta travessia pode internar de vez
quarta-feira, 17 de março de 2010
14 Março Bal Pinhal-Triathlon Long Distance
Ainda nem tinha me recuperado direito de Pinhal, e ontem fui ver o Guns em Poa, outra prova de resistência, mas isso é assunto para um post musical, agora vamos falar da minha prova. Pelo que li nos outros post não foi fácil para ninguém nem mesmo para o campeão da elite. Para mim a prova começou na noite anterior no hotel com um travesseiro que não me deixava dormir, depois foi no café da manhã. Que por acaso era muito bom, bem diferente do resto, mas foi a primeira vez que fiquei num hotel com toda a galera, e durante o café meio que surge uma pressão psicológica, acho que os guris(Pablo e Kiko) tmb sentiram isso, meio que me sentia perdido ali no meio de caras de equipes com bikes a jato e a maioria treinando para o Ironman, ou seja encaravam aquilo ali como um treino enquanto para mim era coisa mais difícil que já tinha feito na vida, mas sobrevive a essa teste. Logo fomos pedalando até a transição onde tinha um ventinho pela manhã, mas nada como seria durante a prova.Depois de todo o processo de check-in, que por sinal era apenas a terceira vez que fazia, mas sentia como se já tivesse feito aquilo dezenas de vezes, fomos para a natação, apesar de todo mundo achar que foi muito ruim, eu até que não achei tanto assim, pois para mim é sempre ruim, mas não foi pior que das outras vezes, pois nessa estava mais calmo e me localizando melhor na lagoa, tomei muita água como todos, mas acho que me saí bem dentro das expectativas, com 00:40:30 de natação.O único problema é que ainda não sinto que forço tudo do meu condicionamento aquático pq passo mais tempo me preocupando em me localizar do que nadar mais rápido. Passando por uma longa transição, entrei na minha área, acho que quanto pior as condições de bike para todos fica melhora para mim, não que eu ache gostoso pedala contra o vento ou em subida, mas é onde eu melhoro em relação aos outros. Digo pelos treinos com a gurizada em subidas e nesta prova por alguns parâmetros que tirei. Tiro como exemplo o pedal que tive em relação aos ciclistas que estavam pedalando por perto de mim, quando o vento virava contra eu encostava neles ou até passava, mas no vento a favor voltavam a se distanciar(mas tmb acho que uma bike TT ajuda um pouco). Mas fiz quase dentro do que tinha prometido ao Cícero 2:46:00 de pedal. Então fui para a corrida com quase todo o corpo doendo, oque ainda não doia ia começar a doer ali.
Minha corrida no meu ponto de vista foi o pior 1:59:30, para quem sonhava em fazer em 1:45. Como eu disse para os guris foi uma corridinha humilde, devagar mas contínua sem para uma vez sequer, cheguei a encostar com o Marlos, mas não dava se seguisse assim ia quebrar e caminhar logo na frente, depois emparelhou o Kiko na quarta volta mas tmb deixei seguir, acho que fiz todas as voltas no mesmo ritmo. Mais uma vez fica o aprendizado de treinar mais a corrida e principalmente a T2. Mas fiquei feliz pelo meu tempo, era minha terceira prova de tri, completando em 5:32:32(tempo não oficial).Parabéns a Fgtri pela organização e a todos que concluíram esta prova
em especial ao Deco pelo forte pedal, Rafael de Floripa pela forte corrida e o Mauro de Poa que estava de aniver(gente fina). E agradeço aos meus parcerias(Pablo,Kiko e Marlos) pela força e companheirismo.
Ahhh tinha me esquecido quando cheguei no final disse para o Pablo" Me lembra de nunca me deixar tentar fazer ao Ironman, ok?" que mentira heheh 2011 é nóis Pablo,hehehe.
segunda-feira, 15 de março de 2010
Pré prova de Pinhal
Ontem participamos(Eu,Pablo e Kiko) do meio Ironman, 1900m de natação,90km de ciclismo e 21km de corrida,mas antes de entrar nos detalhes da prova vou comentar sobre um acontecido do dia anterior. Chegando no hotel 5 estrelas de Pinhal(sendo que 4 ja haviam caído)encontramos o Marlos, triatleta de Rio Grande com anos de triathlon nas costas que nos levou para reconhecer o percurso, depois saímos para jantar e ele nos apresentou uma figura muito inusitada que já valeu pela viagem. Seu Humberto um sr com cerca de 60 anos que juntou muito dinheiro trabalhando como caminhoneiro e se aposentou aos 40 anos,apartir daí comprou uma bicicleta e começou a pedalar, e não parou mais.Hoje ele tem cerca de 6 bicletas todas top de linhas(Giant, Colnago e outras)além de ter comprado um ônibus e fazer dele sua casa, onde viaja por tudo competindo em vários países. Muito conhecido no Uruguai e na Argentina ja participou de várias provas e venceu várias também, com certeza uma figura que quero rever de novo. Ele viajou de ônibus até Pinhal só para ver a prova e dar uma força para o Marlos.Semana que vem ja vai para Punta assistir outra prova. A vida dele é assim vive o esporte em 100% do tempo ou competindo ou assistindo, parecia que eu queria me enxergar nele daqui muitos anos, principalmente se tiver pedalando como ele, pois nos altos do seus 60 anos daria muito pau em vários triatletas com a minha idade,inclusive eu.No próximo post os detalhes da dificílima prova
.
.
quinta-feira, 11 de março de 2010
Agora é só esperar!!
Treinei oque dei, oque não deu vai ficar para a garra, realmente acho que treinei pouco tive apenas uma semana muito boa de treinamento o resto tirando a competição de ciclismo foi só manutenção e a base anterior ao tri do Laranjal, na verdade não espero fazer grandes tempos em Pinhal, apenas realizar uma competição na qual eu considero a verdadeira prova de triathlon, nem tão longa quanto o Ironman e nem tão curta quanto um sprint triathlon.Na verdade o melhor vai ser a viagem e a parceria, ir até o litoral norte com essas duas figuras(Kiko e Pablo) falando bobagem e trocando idéias sobre nosso esporte, esse é o bom do triathlon, unir pessoas quem tem em comum a paixão pela superação, competição e saúde.
domingo, 7 de março de 2010
1º Corrida de ciclismo puro na vida
Isso mesmo hoje participei da minha primeira corrida de ciclismo, organizada pela Nobre bicicletas e pela ULC(União Lourenciana de ciclistas),foi na cidade de São lourenço no Boqueirão. Entrei na categoria estreante e pelo visto fui o único triatleta que estava por lá, vários ciclistas de Poa,Guaíba,Novo Hamburgo e região sul elevaram o nível da prova deixando-a muito forte em todas as categorias, foi realizado em um circuito de estrada com muitas subidas e descidas praticamente zero de plano e muita tática de ciclismo puro.A Elite largou cinco minuitos na frente,ali a torcida era pelo meu amigo das antigas Felipe Fossati, e logo foi as demais categorias. Na largada me atrapalhei para botar a segunda sapatilha, logo tinha um descida forte a 65km/h com uns 20 caras tudo um na roda do outro, se alguém errase ali...não queria nem ver. Na primeira volta se larga um pelotão com uns 6 caras num ritmo muito forte que não consegui aguentar, acabei pedalando muito tempo sozinho, o segundo pelotão estava bem atrás e não valia a pena eu esperar, então segui no meu ritmo até que encontrei o Cícero da elite e perceiro de treino, fomos revezando, logo um cara de verde da equipe de Guaíba(da minha categoria) encostou na nossa roda e não largou mais, e assim foi por muito tempo, o Cícero chegou a reclamar para o cara, ele deu uma puxadinha para disfarçar e logo foi para trás, meu parceiro começou a falhar e sentir dores, então me larguei e o cara chegou a ficar uns 300m para trás mas logo emparelhou, quando resolvi deixar de dar roda para ele tive quase que parar para ele passar e logo ele começou a passear de bike visto que os de trás não nos ameaçavam. Ali minha paciência se foi pensei comigo"vou fazer uma fuga e tirar esse cara da roda e azar" mas ele conseguiu se manter ali e nos metros finais do sprint aconteceu o mais provável o parasita me ganhou por uma roda numa briga emocionante com direito a narração e muitos gritos da galera que assistia.
Eu queria bater no magrão, mas ciclismo é isso, estratégia, mas, continuo achando que era um parasita, pois me sugou por duas horas para ganhar por uma roda, acabei perdendo o segundo lugar mas ainda pegando meu primeiro pódio. Mas ele veio me cumprimentar numa boa, embora depois eu tive de largar uma piadinha,então falei: " eh acho que não devia ter nadado 2500 m e corrido 10km ontem, talvez tenha me atrapalhado" hehehehe. Logo veio a chegada da Elite(com uma volta a mais) numa outra briga emocionante com o Felipe e o atual campeão gaúcho, num sprint poderoso o Felipe venceu mais uma vez provando que se antes era o cara da região sul agora é o cara do estado. Esse aí na foto é ele o Lance dos pamapas(Beep Beep).
Mas valeu acho que foi um bom treino para Pinhal.
segunda-feira, 1 de março de 2010
Um dia de atleta profissional
Isso mesmo, ontem me senti como um atleta profissional, mas não pensem que foi porquê pedalei como o Armstrong ou pq nadei como o Pretto ou muito menos pq corri a 3min/km, me senti um profissional pq não fiz absolutamente nada em pleno domingo.
Até onde sei apenas profissionais conseguem fazer seu day off em um domingo, pois geralmente no domingo é o dia onde,os simples mortais,como nós, mais treinamos.Fazemos nossos longões ou treinos de transições, mas ontem foi diferente eu fiquei em casa vendo o fast triathlon pela manhã e a tarde assistindo a vitória do tricolor, tudo na companhia da patroa. Não consigo lembrar a última vez que havia ficado um domingo inteiro parado, mas acho que as vezes isso é necessário, para que a rotina de treino não passe a ser uma coisa incômoda, apesar de treinar ser bem doloroso a sensação de prazer é revigorante e isto não pode ser perdida
Assinar:
Postagens (Atom)