sábado, 20 de março de 2010

Musculação- Até que ponto vale a pena?


Hoje estou de luto, pois ontem a tarde faleceu meu primo Diego de 21 anos de parada cardíaca, mas oque isso tem a ver com o tópico do post? Pois eu na minha função de professor e estudioso de doenças e exercício físico acredito que uma das causa que podem ter influenciado no óbito dele é a musculação, não que ele tenha morrido disto mas pode ter colaborado para o tal, pois acredito que esta modalidade aliada a outros fatores de riscos podem tornar uma pessoa em uma bomba relógio. Vejamos os fatos: Ele sempre foi uma criança obesa, e pelo que me lembro(O Marlos e o Samuel pode colaborar) é na infância que se adquire a disposição para que se tenha doenças na fase adulta como hipertensão e diabetes.No caso dele era a hipertensão.Sua única forma de exercício era a musculação, e como forma de estética, ou seja mais próximo do fisiculturismo, e para quem conhece as regras deste mundo sabe que elas não são nada saudáveis, com muito excesso de suplementos e os famosos anabolizantes, fora a força excessiva realizando manobra de Valssalva. Pelo porte físico que ele se encontrava acredito que ele fazia uso desta substâncias além realizar muitos treinos de hipertrofia. Por isso fazendo uma análise do seu estilo de vida aliado a seu histórico da infância e disposição a doenças na familia, acredito eu que a sua modalidade esportiva ter sido o estopim final para a causa de sua morte, NÃO PRINCIPAL CAUSA, mas com certeza contribuiu e muito. Quem me conhece sabe que fiz musculação durante anos e cheguei a pesar 88kg com 43cm de braço, bem diferente de hoje nos 69kg, por isso posso falar com bastante vivência no assunto. Acho a musculação um excelente exercício de auxilio para diveras atividades e outras doenças degenerativas(osteoporose) ótimo até mesmo para a performance em esporte de resistência. Mas fazer como eu fazia antigamente nunca mais. Horas de levantamento de peso com uso de dezenas de tipos de suplementos para não falar em outras coisas. Não estou aqui querendo dizer que pessoas podem morrer levantando pesos, até mesmo pq tem pessoas que fazem isso a anos e não tem problema algum sequer, mas sim destacando a importância de se fazer musculação juntamente com aeróbios, até me atrevo a dizer mais, que no minimo devemos fazer uma hora de aeróbio para cada meia hora de musculação. Pois tmb acredito que o aeróbio possa proteger o indivíduo de uma tendência a hipertensão.
Por isso cada vez mais amo oquê faço(Ed.Física) e especialmente o Triathlon pois não nos especificamos em apenas uma coisa e assim diversificamos nossas atividades fazendo de tudo um pouco, musculação,alongamento,natação,bike e corrida.
E vá em Paz Diegão

5 comentários:

  1. Michel

    Meus cumprimentos pelo excelente post! Lamento muito o ocorrido com o Diego, mas que sirva de exemplo para uma geração de jovens e adolescentes que estão no mesmo caminho.

    Abração,

    Samuel

    ResponderExcluir
  2. Uma pena o que aconteceu, meus pesames.

    Vejo muitos jovens fazendo musculação por uma questão de estética, não se preocupando com a saude, foi duro o que aconteceu, principalmente pela idade dele, mas espero que o fato sirva para reflexão de todos.

    Um abraço e bola pra frente Michel.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo post, primo... milhões de beijos e obrigada pela consultoria do final de semana... hehehehe. Meu personal preferido!

    ResponderExcluir
  4. Meus pêsames Michel, é muito triste saber que isso tenha acontecido com um jovem, e ainda mais assim.
    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Michel, que deus te abençõe... gostaria apenas que em uma outra oportunidade, vc descrevesse os benefícios que os exercícios resistidos proporcionam para a população em geral, pois como ex-praticante, e conhecedor do assunto vc poderá descreve-los com veracidade, abraço.

    ResponderExcluir