terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Treinos com motivação e sem motivação


Uma das coisas que sempre procuro ensinar aos meus alunos, é a diferença entre TREINAR e realizar uma ATIVIDADE FÍSICA, treinar é realizar um exercício físico com planejamento e controle das variáveis da atividade(vel, FC, dist e etc), enquanto a atividade física pode-se realizar o mesmo exercício sem tantos compromissos, apenas se sai para pedalar ou correr sem monitorar nada, fazendo simplesmente pelo prazer ou para manter o condicionamnto ou forma física, visto que treinar se busca a melhora da performance ou estética. Meus dias que se seguiram após o triathlon do Laranjal tem sido totalmente descompromissados dos treinos e repletos de atividades, abaixo fica clara as diferenças, onde muda o horário e os componentes além do volume, antes era dois turnos de treinos e duas modalidades todos os dias, hoje é uma por dia e de vez em quando folga um.

Treinando Natação(com motivação):
Hora:14hrs
Componentes:Palmar,flutuador, pranchinha, gel, relógio na beira da piscina
Foco: Intervalado, técnica e limiar
intesidade: difícil, muito difícil ou solto.

Atividade de Natação(sem motivação):
Hora:Não tem
Componentes:Apenas óculos e touca
Foco: se refrescar
intesidade: sempre solto

Treinando bike
Hora: 14hrs e manhãs de Domingo
Componentes: Monitor cardíaco, muita garrafa de malto, relógio com intervalado
Foco: Muita subida, treinos contra-relógio, FC cardíaca acima de 160bpm, circuito
Intesidade: Supra limiar sempre que possível

Atividade de Bike
Hora: A hora que eu tiver afim
Componentes: Boné, bicicleta MTB, e água
Foco:sair com amigos e tomar um ar
Intesidade: aeróbia leve

Treinando corrida
Hora: manhã e noite
Componentes: GPS, bermuda de corrida, monitor cardíaco, viseira e garrafa com malto
Foco: Tiros de pista , fartlek e longos
Intesidade: Muito forte e limiar anaeróbio

Atividade corrida:
Hora: Aos sáb ou com algum aluno
Componentes: apenas relógio marcando tempo
Foco: Não engordar e passear na Donja
Intesidade: oquê tiver afim.

Essa mudanças podem ser um pouco prejudicial para a evolução da minha performance, ma com certeza é benéfico para meu psicológico, pois quando tiver alguma prova em alvo volto a TREINAR com "eyes of the tiger"

Um comentário:

  1. O grande problema é que as pessoas na verdade deveriam mesclar essas coisas constantemente. Um dos principais erros do pessoal é treinar sempre na "zona cinza", ou seja, uma intensidade que nem é super alta e nem baixa. Com isso acabam achando uma zona de conforto e fazem 90% dos treinos assim. E dividem suas épocas de treinamento em zona cinza e passeio. O segredo é mesclar as coisas super intensas com as regenerativas, e a tal zona cinza que muita gente usa é na verdade o que menos interessa para a evolução do treinamento. Somente um exemplo na bike pra ilustrar: treino longo com média inferior a 30km/h (tem suas utilidades), treino intervalado curto com 10-15 tiros curtos num ritmo alucinante (tem outras utlilidades) e o que mais vemos as pessoas fazendo é um meio termo entre essas duas coisas pedalando nem tão longo nem tão pouco e numa velocidade nem tão lenta, mas nem tão rápida. Ficam num meio termo que não vai a lugar algum. Claro que até esse treino tem sua utilidade, o problema é que pra muitos esse tipo de treino é o único tipo do que eles chamam de "treino".
    E o que tu mostra nos teus treinos acima é que tu duma hora pra outra mistura os treinos com as atividades, principalmente para descanso psicológico. Tudo tem sua horta, e a tua hora de descansar foi depois do Laranjal. Só não descansa muito porque eu não estou descansando e dia 8 tem aquele treino aqui em casa. Vai ficar chato se chegares atrás de mim.

    ResponderExcluir