segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Triathlon Sesc Laranjal- 30 seg para alcançar a meta


Ontem realizei pela segunda vez o Tri do Laranjal, se não me engano foi o ano com o maior número de inscritos e dessa vez com uma ótima organização por ambas partes da Fgtri e do Vírgilio, parabéns aos dois. A largada começou na hora certa, me posicionei mais na frente ao contrário do que sempre faço, a natação foi como o esperado, lagoa baixa e muita pancadaria no início, até a segunda bóia tava bem embolado, só consegui nadar bem após a última bóia, cheguando na parte que bota o pé no chão olhei para frente e vi o Henrique, pensei comigo antes de olhar o relógio, "Óhh se eu e o He-man, saímos juntos é pq nadei bem(considero este um bom nadador), uns 12 deve ter dado" Olhei para o relógio e tinha 13 alto, já deu para dar uma brochada até chegar na praia era longe ia mais tempo. Cheguei na T1 bem cansado e não achava minha bike, perdi uns segundos preciosos ali, ainda mais que a minha transição é sempre mais lenta pq eu boto as sapatilhas em pé. Logo encontrei o Deco e conbinamos de ir revezando, mas no primeiro retorno quando fiquei em pé percebi que tinha ficado para trás,depois ele mesmo me disse que estranhou a bike nova, ali eu tinha que decidir, esperava e dividia a força ou tentava partir no meu ritmo. Segui até o final da prova pedalando sozinho, no final da última volta fui alcançado pelo Laerte e mais um. A minha média ficou abaixo do esperado, sinal que fiquei bem cansado com a natação. Fiz a T2 rápida, logo enxerguei o Marlos a minha frente, acho que uns 15seg, sabia que podia alcançá-lo, mas queria fazer isso sem forçar indo num ritmo natural, o Laerte emparelhou comigo estava me sentindo bem, até brinquei com ele mexendo no boné e falando bobagem, parecia um treino. Fui deixando e quando olhei mais a frente a distância entre nós e o Marlos havia aumentado, apertei o passo, foi quando o Laerte não consegui me aconpanhar. Apartir daí vi que já era tarde, minhas forças já estavam se esgotando é nessas horas que a experiência faz a diferença é muito kilometragem e muita T2 nas costas do Professor Marlos. Faltando uns 100m veio o melhor, começei a ouvir uns gritos de incentivo e uma passada muito rápida era o Juliano, um cara que tinha conhecido uns dias antes pq vi que tinha comprado minha antiga bicicleta, ali o triathlon virou uma corrida de 100m rasos, chegamos a nos bater de ombro ele ligou o Nitro e passou por mim nos 10m finais, mas faltando 5m eu abri o meu Nitro e cheguei na frente. Muita gritaria e adrenalina na final. Acabei em terceiro na categoria e 16°na geral com 1h11min26seg. Foi por pouco, agora a próxima chance de baixar é em Pinhal provavelmente num friozinho com um asfalto lindo. Parabéns a todos os amigos que realizaram a prova completa (Marlos,Pablo, He-man, Deco,Guigui, Laerte e em especial a Aline campeã na elitee ao Kiko que deu um salto monstro de performance).Agora estou louco por uns dias de folga de tudo.

6 comentários:

  1. Show o tri mesmo, tirando a natação em piscininha foi 10, tudo certinho, organização top.
    Cara é legal ver o quanto progredimos, ano passado você fez 1'18", Pablo 1'19" e eu 1'25", o Marlos voltou a competir em provas curtas, a Aline surgio como um meteoro hehe, e nos melhoramos muito. É legal em tudo isso é que se puxamos, tu e o Marlos, eu e o Pablo, e tem a Aline pra ficar incomodando kkkk.

    Não sei se tu falou, mas destaco também o Diego de Pelotas, o cara mandou muito bem.

    Grande Abraço Michel.

    ResponderExcluir
  2. O Henrique também mandou ver, pegou 3º em uma categoria cascuda, nem sabia que ele ia de MTB.

    ResponderExcluir
  3. Michel, eu vi 3 motivos para não teres fechado o tempo almejado exatamente de 1h10.

    1) a natação esse ano tava muito ruim e mexeu com as previsões de todos. A melhor natação foi 12', eu que nado bem mas não sou um fenômeno, já fiz 11' naquele trajeto.

    2) provavelmente não estavas num dia bom. Acho que naquele treino aqui em casa estavas te sentindo muito melhor do que no triathlon. Isso acontece.

    3) aqui vais discordar de mim, mas... Acho que forçasses muito na bike. Mesmo que digas - "não forcei, tava tranquilo".
    Eu te falo isso porque te vejo assim hoje em relação a mim: tu pedala um pouco mais do que eu, em distâncias abaixo de 10km nós corremos juntos, mas talvez eu corra melhor do que tu após pedalar, como num triathlon.
    Não entendi porque escrevesses que fizesses um tempo pior do que o esperado na bike. Antes da prova tu mesmo disse que fazer acima de 34 de média naquele circuito era muito difícil, e tu acabou fazendo quase 36. Eu comecei a correr bem desgastado da bike e quando te vi na transição eu pensei: ou ele abusou na bike e não me pega agora correndo, ou ele está se sentindo muito bem e vai me passar no primeiro km.

    Mas tempos em provas de triathlon são muito frágeis, qualquer detalhe altera 2-3 minutos. O que temos que ver é a evolução pessoal em colocação e não em tempo, porque tirando a corrida todo o resto (água, trajeto do ciclismo e transições) muda muito de um ano pro outro e de um local pro outro. E a evolução a gente vê se comparando com os outros e temos que avaliar onde é mais necessário melhorar.

    Olha o exemplo do que disse pra Aline ontem (ela disse que pedalou e correu muito mal). Eu respondi isso como treinador.
    Depois da prova de Osório eu te disse: tens que melhorar no ciclismo.
    Depois da prova de Tramandaí eu te disse: tua T2 foi ridícula.
    No Laranjal ela fez o melhor ciclismo e a melhor T2.

    É que ela como atleta quer melhorar tudo ao mesmo tempo, e mesmo ganhando ela achou que fez 2 disciplinas "muito mal". Eu falei pra ela fazer entre 1h15 - 1h18, ela fez abaixo de 1h16 e acha que não foi bem.

    Tudo isso pra dizer que, dentro das condições do dia, acho que tu fez exatamente o que dava pra fazer e 1-2 minutos não tiram o mérito do teu desempenho.

    ResponderExcluir
  4. Buenas Michel!

    Parabéns pelo excelente desempenho na prova, estás evoluindo em progressão geométrica, muito bom!!!

    Ah, e obrigado por me considerares um "bom nadador"... hehehe... mas considerando o que andas evoluindo ultimamente logo logo quem vai ficar satisfeito de sair da água ao mesmo tempo que tu serei eu... hehehe...

    Mas também fiquei de cara com a minha natação, embora, pelos tempos de todos, dê para notar todo mundo fez acima do que poderia...

    Bom, o negócio é seguir treinando, vivendo e sendo feliz... hehehe!!!

    Abraços,

    Henrique.

    ResponderExcluir
  5. Professor Marlos sempre com palavras quem nos causam um alento.Quanto ao ciclismo, ontem ainda falei isso para a Aline, o circuito tinha exatamente 19km400m, no site eles calcularam a média como se tivesse 20km, no exato momento que estava tirando a sapatilha olhei minha média estava 33,9av, e treinei várias vezes com 34,5av até 35, exatamente no mesmo lugar.Mas na real é que senti o cansaço da natação. E na verdade assim como a Aline tenho que para com essa mania de não ficar satisfeito com minhas provas, só não dá para relaxar.

    ResponderExcluir
  6. Fala Michel, parabéns pela prova, o 1:10 não saiu por detalhe!!!

    Foi muito bom ver toda a galera ralando e evoluindo junto!

    Independente de tempos ou metas atingidas, o importante é o cara estar largando e ao final ter consciência que deu o seu melhor naquele dia.

    Abraço

    ResponderExcluir